Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
EM BUSCA DA PAZ  (16-04-2018)
MÃOS VAZIAS  (16-04-2018)
PROCURANDO UM AMIGO?  (21-03-2018)
SUPERANDO LIMITES  (21-03-2018)
VIVER  (21-03-2018)
RAIO DE LUZ  (21-03-2018)
NÃO TEM PAZ INTERIOR?  (21-03-2018)
JESUS  (21-03-2018)
EU, O NATAL E A BÍBLIA  (21-03-2018)
MINHA META
Qual sua meta para 2.018?
Arrumar um emprego
Voltar a estudar
Passar no vestibular
Comprar uma casa
Ser pvomovido na empresa
Realizar um sonho
Nâo tenho meta ainda
Ver Resultados

Rating: 2.8/5 (1870 votos)

ONLINE
3
Partilhe esta Página



 

 

 

 s

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


02 - O QUE É JUSTIÇA?
02 - O QUE É JUSTIÇA?

 

            No assunto anterior falávamos sobre o que é ser CRISTÃO, e vemos que o cristão é uma pessoa justa, que  vive segundo os ensinamentos de Jesus.  Hoje vamos ver então o que é JUSTIÇA.  Poderíamos fazer uma enquete com várias pessoas sobre O QUE É JUSTIÇA, e certamente as respostas seriam muito variadas, como por exemplo: “Justiça é fazer o que é certo; Justiça é conformidade com a lei de Deus; Justiça é santidade; E talvez, ainda melhor, justiça é amor” e muitas outras, mas se você fizer um estudo bem aprofundado vai ver que todas são inadequadas, pois JUSTIÇA não se refere apenas em comportamento como vimos no assunto anterior.  Se justiça se baseasse apenas em regras comportamentais a pessoa poderia ser cristã apenas em observar essas regras, mas como vimos ser cristão não é bem isso.

Se para se tornar um cristão precisamos de Jesus Cristo, então podemos concluir que justiça é igual a JESUS, pois se justiça fosse definida em fazer o que é certo,  o que precisaríamos para ser JUSTOS?  Observar as regras de bom comportamento, não é mesmo?  Mas ser uma pessoa comportada, fazer tudo certinho não nos define como JUSTOS, pois se fosse assim Jesus não teria repreendido severamente os fariseus da sua época, chamando-os de SEPULCROS CAIADOS (Mateus 23, 27), pois eles observavam as leis ao pé da letra, mas faziam isso para manter aparência, não tinham amor ao próximo.  Vejamos o que diz a palavra de Deus: Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebata.  (Isaías 64:6).  Podemos concluir então que JUSTIÇA só encontramos em JESUS, na sua morte na cruz, pois nenhum ser humano é justo além do tempo em que tem fé em Deus e com Ele mantém vital ligação, como diz o profeta Isaias, somos como folha seca que o vento leva.

            Poderíamos tentar estabelecer uma equação. Se Jesus = Justiça, e Justiça = Jesus, então a única maneira pela qual podemos obter justiça é chegar a Jesus e permanecer junto a Ele. Assim poderemos dizer que Humanidade + Jesus = Justiça (para que todos seja um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós...  João 17:21)

Você poderia questionar: se Jesus sozinho é justiça e a humanidade + Jesus também é igual a JUSTIÇA, então a humanidade não significa nada?  Realmente, o grande dilema da humanidade  é não ter justiça própria, como diz Isaias, e foi exatamente por esse motivo que Jesus veio dar a sua vida para nos salvar da condenação que o pecado nos impõe (Pois o salário do pecado é a morte...  Romanos 6:23); ali no calvário ELE mostrou o valor da alma humana.

Uma mulher foi comprar o pano para fazer um vestido novo.  Ela esfregava o tecido com o dedo, examinava a textura, admirava as cores e padrões, até que finalmente descobriu um rolo de tecido que parecia ser o que desejava.  Enquanto refletia, querendo convencer-se de que aquela seria a escolha certa, o proprietário da loja aproximou-se e disse: ''Notei-a examinando este material e, por coincidência, esse tecido foi empregado num vestido.  Talvez não o tenha notado quando entrou.  

E assim, ele a conduziu até a vitrina da frente da loja; e a mulher exclamou: "Que lindo! É exatamente o que desejo. O material me agradou muito, mas agora que o vejo na forma de vestido, estou completamente convencida." Ela adquiriu a quantidade de pano de que precisava. Assim se dá com a lei de Deus. Podemos admirar seus princípios; podemos concordar com seus preceitos.  Mas, antes que possamos verdadeiramente apreciá-la e aceitá-la, precisamos vê-la na forma de uma vida, A VIDA DE JESUS.  Quando O vemos, nosso coração é conquistado. E quando O recebemos, recebemos também Sua justiça.

 

            Se Jesus é a única fonte de justiça, o que devo fazer para ser justificado (salvo) por Ele?  Onde O encontrarei?  Esse será nosso próximo assunto.  NÃO PERCAM!

PARA REFLETIR:

01 – O que devo fazer para me tornar um cristão?

02 – Uma pessoa que frequenta sua igreja semanalmente faz tudo certinho, posso dizer que essa pessoa é cristã?  Por quê?

03 – Por que Jesus repreendeu severamente os fariseus (Mateus 23, 27)?

04 – Explique a expressão HUMANIDADE + JESUS = JUSTIÇA.

05 – Qual o maior dilema da humanidade?