Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
EM BUSCA DA PAZ  (16-04-2018)
MÃOS VAZIAS  (16-04-2018)
PROCURANDO UM AMIGO?  (21-03-2018)
SUPERANDO LIMITES  (21-03-2018)
VIVER  (21-03-2018)
RAIO DE LUZ  (21-03-2018)
NÃO TEM PAZ INTERIOR?  (21-03-2018)
JESUS  (21-03-2018)
EU, O NATAL E A BÍBLIA  (21-03-2018)
MINHA META
Qual sua meta para 2.018?
Arrumar um emprego
Voltar a estudar
Passar no vestibular
Comprar uma casa
Ser pvomovido na empresa
Realizar um sonho
Nâo tenho meta ainda
Ver Resultados

Rating: 2.8/5 (1835 votos)

ONLINE
1
Partilhe esta Página



 

 

 

 s

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


A BÍBLIA E A MORAL
A BÍBLIA E A MORAL

   

     Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas.  Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes.  O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu.
Romanos 14:1-3

         É comum em nosso dia a dia nos depararmos com situações contraditórias, como por exemplo, pode ou não pode; é lícito ou não; e daí vem muitas discórdias, pois uns pensam que pode, ao passo que o outro pensa que não pode.

Outro dia me deparei com uma matéria que falava de uma polêmica sobre o uso de short curto na escola por adolescentes.  A escola proíbe esse tipo de vestimenta, mas há pessoas que desafiam as regras e ainda pensam que podem tudo.  Daí fica um ponto de interrogação: pode ou não pode?  Por quê?

Vamos levar em conta a questão da disciplina da escola, que desde a matrícula já informa essa regra, sendo assim é lógico que não se deve descumprir uma regra, pois a partir do momento em que queremos fazer parte de uma comunidade temos a obrigação de obedecer a suas regras.  Daí vem o famoso PORQUE que muitas vezes fica sem resposta satisfatória. Muitos usam a expressão TÁ NA BIBLIA para justificar certos argumentos a respeito do que pode ou não pode, mas nem sempre a bíblia dá suporte para tudo, como por exemplo, no caso da regra da escola.  Isso não está na bíblia, e além do mais, a bíblia é um livro que contém regras de vida em comunidade, as quais foram escritas de acordo com a realidade do momento. Você não pode, por exemplo, querer pegar a lei do OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE e aplicá-la nos dias de hoje; isso foi no passado.

         Então como podemos concluir sobre o que é certo e o que é errado?  Esse conceito de certo e errado surgiu quando o ser humano passou a viver em comunidade, pois uma coisa era boa pra uns e não era boa para outros, daí então se criou regras e leis que fossem boas para todos, como por exemplo, os DEZ MANDAMENTOS, que foi uma lei que surgiu a partir de outra lei chamada CÓDIGO DE HAMURABI.  O objetivo desta lei foi organizar o povo em comunidade.  Hoje temos nossas leis municipais, estaduais e federais, as quais servem para a boa convivência em sociedade.

POR QUE MUITOS NÃO OBEDECEM AS LEIS?

         Foi justamente esse o problema que Paulo encontrou na comunidade de Roma, onde os judeus legítimos não queriam se misturar com os Cristãos convertidos ao cristianismo, julgando que eles fossem impuros só porque não seguiam algumas de suas doutrinas religiosas.  Paulo deixa bem claro que numa comunidade deve haver compreensão, onde uns devem entender os outros, pois alguns entendem tudo ao passo que outros não entendem nada.  Há pessoas que sentem prazer no alcoolismo, no uso de drogas, ao passo que para nós isso é abominável, mas nem por isso temos o direito de julgar essas pessoas.  Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor. 1 Coríntios 4:5

Se você perguntar a um assassino se ele está arrependido, certamente ele vai te dizer que NÃO, pois sua consciência não o acusa.  A nossa consciência é nosso tribunal, por isso é importante uma boa formação de caráter.

Uma pessoa de sã consciência se sente arrependida ao cometer um crime, ou ao menos sente remorso pelo que fez, mas uma consciência enferma não é capaz se sentir.  É por isso que a bíblia ensina que não devemos julgar ninguém, pois somente Deus sabe o que passa na cabeça de cada um.

Muitas vezes o que é certo pra você não é certo pra mim; ao passo que o que é certo pra mim já não é certo pra você.  É impossível agradar a todos ao mesmo tempo.

            Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação.  Porque também Cristo não agradou a si mesmo, mas, como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam.
Romanos 15:2,3

            Deus vos abençoe e vos guarde hoje e sempre.

AMIGO CALEB